top of page

INTRODUÇÃO

Com a elevada dependência de Portugal de combustíveis de origem fóssil e com a crescente preocupação ambiental, nomeadamente através da diminuição de emissões de CO2, bem como o cumprimento dos objetivos propostos pelo Protocolo de Quioto, torna-se necessário requalificar todo o parque produtor português, por forma a cumprir o desejo público de tornar a ecónomia mais sustentável. É com esta preocupação que nasce assim o desejo de dotar Portugal de centrais produtoras capazes de reduzir esta dependência.

 

Atualmente o país já dispõem de uma importante capacidade instalada a nível de geração eólica. Não obstante, o potêncial hídrico Português ainda se encontra francamente desaproveitado, com alguns rios e bacias hidrográficas Portuguesas ainda sem infrastruturas que possibilitem o armazenamento de água e a produção de energia elétrica. É neste contexto, que se propõem a construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida (AHRE). Esta obra, situada no rio Vouga, numa bacia hidrográfica com o mesmo nome, dará a este curso de água a capacidade de armazenamento e também a capacidade de produção de energia elétrica, duas caracteristicas que se encontram débilmente aproveitadas nesta bacia hidrográfica.

 

Nesta dissertação será assim feito um estudo técnico-económico deste aproveitamento onde, através de uma análise de todas as características técnicas e económicas do AHRE, se prentende demonstrar a importância do mesmo para a região onde se insere, bem como para o panorama elétrico Português.

 

 

 

 

 

 

bottom of page